Consultoria

Plano de Negócio

Análise do meio ambiente competitivo; Marketing tático; Projeções financeiras e avaliação do negócio / projeto (ver Cálculo do valor do negócio e/ou do projeto); Análise de risco. Busca de investidores: Seed money; Venture Capital.  

Pacote de Controles Estratégicos (“externos”)

Análises do meio ambiente da indústria (determinantes da rentabilidade): modelos de Porter (5 Forças) e de Branderberger & Nalebuff (Value Net). Swot Analysis; Posicionamento estratégico: qual é o fator diferencial da empresa e sua sustentabilidade? Estratégias geral e secundária de Porter; Flexibilidade ou comprometimento na estratégia (Real Option Analysis)? ; Posicionamento estratégico segundo suas competências essenciais (modelos RBV – resource

Pacote de análise e diagnóstico fabril

Identidade da organização, rotinas e cultura. Conflitos subjacentes às rotinas? Análise competitiva custo/qualidade/entrega/flexibilidade (determinar medidores de desempenho). SWOT fabril (instalações, capacidade, processos tecnológicos, adm. qualidade, etc.). Consistência e foco: matriz ciclo de vida produtos/processos. Análise do padrão da relação inovação e processos. Otimização da produção (modelos de sistemas lineares, lucratividade por fator escasso).

Pacote Básico de Controles Organizacionais (“internos”)

Controles diário e mensal do Fluxo de Caixa e planejamento de curto prazo; Orçamento econômico (Receitas, Despesas Variáveis e Fixas e Resultado); Orçamento financeiro e projeção de balanço integrados ao orçamento econômico; Preços, custos, margens e break-even por produto/divisão/empresa; Controle mensal do orçamento (análise da variação do Resultado); Análise das vendas (concentração e rentabilidade de produtos/divisões e clientes

Pacote Avançado de Controles Organizacionais

Análise de risco do orçamento (qual a faixa provável de Resultado?); Análise de sensibilidade do orçamento (quais os itens que têm mais impacto potencial sobre o Resultado?); Avaliação da empresa com base no orçamento; Levantar os drivers de demanda da empresa via modelagem estatística (o que alavanca as vendas da empresa e quanto: preço, promoção, produtos, etc.?); Otimização da produção

Controles Institucionais

Instituições são regidas por valores e são sustentadas pelo sentido de missão de seus integrantes. Todavia, mesmo que secundariamente, há dimensões organizacionais como fluxos financeiros, Resultado por projeto, etc. a serem controlados. Por outro lado, as avaliações de “Resultado” não devem ser apenas quantitativas, mas também qualitativas. Propomo-nos ainda a analisar a adequação da Estrutura vis a vis suas Estratégia e variáveis institucionais: história

Avaliação do negócio / projeto

Pela metodologia clássica do FCD – Fluxo de Caixa Descontado (DCF – Discounted Cash Flow) ou VPL – Valor Presente Líquido (NPV – Net presente Value), incluindo simulação para apurar os valores máximos e mínimos e as variáveis-chaves via análise de sensibilidade. Cálculo do M.V.A. (Market Value Added, Valor de Mercado Agregado). Pelas metodologia Opções Reais

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